MENU
BUSCA

Comissão aprova projeto de Valadares Filho que cria Programa de Esporte para Idoso

A Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa (CIDOSO) aprovou nesta quarta-feira (13) projeto de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que institui o […]

Por admin, Sergipe
jun 15, 2018 as 4:40 pm - Capital, Destaques, Esportes, Municípios, Política

A Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa (CIDOSO) aprovou nesta quarta-feira (13) projeto de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que institui o Programa Nacional e Esporte Solidário para o Idoso (PNESI).

O PNESI prevê que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tenha garantido o direito ao acesso à prática de esporte.

Para Valadares Filho, essa iniciativa visa proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos.  “Os brasileiros estão vivendo mais, o que é muito bom, mas é preciso garantir que se viva com qualidade; e a prática regular de esporte está entre as medidas que, comprovadamente, podem melhorar a qualidade de vida dos idosos”, ressalta o deputado.

Dados da Organização Mundial de Saúde, que fundamentam a necessidade de prática esportiva ao longo da vida, em especial na terceira idade, mostram que um programa de atividade física reduz em 25% os casos de doenças cardiovasculares e em 10% o acidente vascular cerebral, as doenças respiratórias crônicas e os distúrbios mentais. Valadares Filho destaca que o mais importante é que a prática de esporte reduz de 30% para 10% o número de pessoas idosas incapazes de cuidar de si mesmos.

Além de estimular a prática desportiva para idosos, especialmente aqueles de baixa renda, o projeto de lei prevê que o Estado disponibilize a infraestrutura adequada para prática das atividades esportivas e ofereça condições para atualização e qualificação dos profissionais envolvidos na promoção do esporte social para os idosos.

Fonte e foto assessoria

Outras Categorias:
Veja Mais
Comentarios