MENU
BUSCA

Agronegócio Técnicos do Sebrae e Senar participam de capacitação

  Um grupo de técnicos do Sebrae, Senar, profissionais, estagiários e professores da UFS participaram de uma capacitação sobre técnicas de reutilização de água nas […]

Por admin, Sergipe
mar 2, 2018 as 4:22 pm - Destaques, Empreendedorismo, Municípios

 

Um grupo de técnicos do Sebrae, Senar, profissionais, estagiários e professores da UFS participaram de uma capacitação sobre técnicas de reutilização de água nas propriedades rurais. A ação faz parte das atividades do Programa Sertão Empreendedor e foi realizada no município de Nossa Senhora da Glória.

A estrutura para o reuso foi implantado na Fazenda Riacho Grande, responsável pela produção diária de 900 litros de leite e que utiliza cerca de mil litros de água para a lavagem do salão de ordenha. Para reaproveitar o líquido, o proprietário implantou um filtro composto por seixos, brita e areia lavada, além de um sistema de fertilização por gotejamento.

“ Dessa forma a água tornou-se rica em nutrientes e passou a ser utilizada em uma área destinada à produção de palma, alimento utilizado na alimentação do próprio rebanho”, explica o gestor do projeto Sertão Empreendedor, Luís Nakanishi.

Sertão Empreendedor

É uma ação desenvolvida pelo Sebrae e Senar para ajudar os criadores de gado leiteiro a superar os problemas causados pela seca. A proposta é oferecer assistência técnica e capacitações gerenciais aos produtores para auxiliá-los a tornar a atividade mais rentável mesmo nos momentos de maior dificuldade.

Em Sergipe, a iniciativa já beneficia 140 produtores rurais. Além do apoio técnico, também foram criadas unidades demonstrativas em cada uma das cidades para facilitar o repasse dos conhecimentos a outros criadores. Na segunda etapa do projeto, outros 140 empreendedores do semiárido serão contemplados com as ações.

Outras Categorias:
Veja Mais
Comentarios